quinta-feira, 31 de março de 2011

A Equipe bem Sucedida

Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”.Mt 4.19



 
            Muito se tem falado sobre os aspectos de liderança nesses últimos tempos. Não só no meio eclesiástico, mas em todos os setores corporativos, e em todas áreas que de certa forma, exige-se empreendedorismo.           

            Uma coisa é certa, e todos reconhecem. A liderança é algo de fundamental importância em todo e qualquer ofício e todos necessitam desenvolve-la cada vez mais e com mais eficácia, eficiência e efetividade.

            Para que isso aconteça, é preciso principalmente reconhecer algo imprescindível. Desenvolver e contar com uma equipe, pois nada podemos fazer sozinhos.

            Tendo essa plena consciência, observamos e aprendemos isso com o próprio Jesus Cristo, que recruta e treina os seus doze discípulos, formando assim, a equipe mais bem sucedida de toda a história.           

            Uma equipe é muito mais do que qualquer ajuntamento de pessoas. Uma equipe é muito mais que um grupo específico de pessoas reunida num determinado espaço e tempo.

            Uma equipe é um grupo de pessoas com um mesmo propósito, é um grupo de pessoas que até possuem diferentes talentos e temperamentos, mais estão comprometidas com uma mesma visão e missão.         

            Só percebemos que existe uma verdadeira equipe, a partir dos seus comprometimentos. Comprometimentos das mais diferentes ordens e necessidades, mais acima de tudo com valores e princípios que possam transformar. E é isso, que aprendemos olhando para aqueles 12 homens comuns, que Jesus recrutou, capacitou e os enviou.

            Aos olhos humanos, você convidaria, Pedro, Tomé, Judas...? para fazer parte de sua equipe?

            Porque Ele chamou essa gente? Como Ele os capacitou ?                   

            Esses são questionamentos que todos nós fazemos diante dos grandes desafios que temos, principalmente quando olhamos em nossa volta e não conseguimos ver pessoas que precisaríamos contar para o cumprimento da missão não é verdade?


Por isso, eu convido você a olhar para Jesus e aprender com Ele, como  perceber essas pessoas em sua volta, utilizar alguns métodos e desenvolver uma equipe bem sucedida, da seguinte forma:
           

Identificando as pessoas segundo o coração de Deus


             Da mesma forma que Jesus, na desafiadora tarefa de montar sua equipe, primeiramente precisamos identificar as  pessoas potencialmente dotadas, como Jesus identificou, orando e pedindo discernimento a Deus.        Precisamos reconhecer as pessoas que podem formar nossas equipes, segundo as lentes de Cristo, precisamos saber que as pessoas além de  habilidades e temperamentos diferentes, possuem um potencial a ser descoberto e desenvolvido. Para isso, precisamos ser mais sensíveis, para identificar  cada um daqueles que necessitamos que participem de nossas equipes, independente daquilo que se exterioriza momentaneamente.E isso só irá acontecer, se orarmos pedindo discernimento a Deus .


“ Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si e os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos.” Lc 6.12,13


Recrutando as pessoas segundo o coração de Deus

            Num segundo momento após a equipe ser identificada, é preciso ir ao encontro dessas pessoas  e recrutá-las. Convocá-las da maneira como Jesus fez.  Jesus ao olhar para aqueles homens simples, não os menosprezou,  foi ao encontro deles, não ficou esperando que eles se aproximassem primeiro.
            
O comissionamento de Jesus, é totalmente contrário as outras formas de recrutamento. Enquanto o chefe espera que seus subordinados venham até ele, apresentando um curriculum cheio de habilidades, um líder segundo o coração de Deus vai ao alcance dos seus co-liderados e na caminhada reconhece seus talentos..

“E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.”MT 4.18-22


Capacitando as pessoas segundo o coração de Deus


            É certo que para  uma equipe se tornar bem sucedida, muitas questões entram em jogo, porém, nenhuma é tão importante como a capacitação constante de seus membros.        

            E foi isso também de uma forma muito especial, que Jesus proporcionou aos seus doze homens, apresentando nesse momento, uma didática muito peculiar, a pedagogia do caminho. Capacitou sua equipe estando dia a dia, lado a lado, caminhando com eles, conhecendo e ajudando-os quanto as suas dificuldades, enfrentando e superando juntos todos os desafios da missão.

“Então, começou a ensinar seus discípulos ...” Mc 8.31

“E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” MT 9.35

“mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome,
Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar
de tudo o que vos tenho dito.” Jo 14.26


Motivando as pessoas segundo o coração de Deus


            Com isso, diante de muitas dificuldades também precisamos muitas vezes motivá-los. E é isso que podemos aprender a fazer da maneira como Jesus fez.

            Jesus incendiava o coração da sua equipe, sempre deixando muito claro, a visão e a missão pelo qual estavam envolvidos. Jesus mostrava a eles, em todos os momentos que  faziam parte de um grupo de eleitos, seleto de pessoas, que tinham um propósito muito significativo e  que isso duraria por toda eternidade.

            Jesus tinha como principal elemento motivador, a sua própria vida, a sua missão.

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.”  MT 5.11,12



Responsabilizando as pessoas segundo o coração de Deus


            Toda essa movimentação, todo esse treinamento, todo esse desenvolvimento se dava num contexto de muitos compromissos e também num ritmo muito acelerado.  Mesmo assim, Jesus sempre estava chamando-os à atenção, quanto a responsabilidade que cada um tinha, frente as constantes  tarefas que apareceriam a toda hora.

             Vivendo nesta era da velocidade e de coisas tão superficiais e passageiras, somente Jesus pode nos ensinar de maneira tão eficaz e efetiva, como podemos responsabilizar nossas equipes, de maneira que não entendam estarem sendo ocupados e sobrecarregados por coisas vãs, e sim crerem que são verdadeiros enviados de Deus para determinada tarefa.

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” MT 28.18-20


“Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. E lhes fez a seguinte advertência ... ” Lc 10.1




Avaliando as pessoas segundo o coração de Deus



            Em todo processo de treinamento é preciso lembrar também, que é necessário sempre avaliar o time de cooperadores. Toda avaliação tem um único objetivo que é ajustar as perspectivas e corrigir os erros. Caminhando com seus discípulos Jesus sempre esteve fazendo isso, corrigindo seus erros, procurando desperta-los e ensinando-os acerca daquilo que deveriam fazer corretamente aos olhos de Deus diante das mais diversas situações.
     
   Tudo isso era feito pelo mestre com muito amor e compaixão.          Precisamos avaliar nossa equipe da mesma forma e também comunica-los sobre a óptica que estamos  analisando os seus esforços, afim de que conhecendo claramente o que se espera deles, possam assim corresponder e continuarem motivados na missão.


“Roguei a teus discípulos que o expelissem, mas eles não puderam. Respondeu Jesus: Ó geração incrédula e perversa!
Até quando estarei convosco e vos sofrerei? Traze o teu filho.” Lc 9.40,41
“Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! ... Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai ... E, voltando-se para os seus discípulos, disse-lhes particularmente: Bem-aventurados os olhos que vêem as coisas que vós vedes.” Lc 10.17-24


Recompensando as pessoas segundo o coração de Deus


            Recompensar nossa equipe frente aos resultados apresentados é algo fundamental, para manter acesa a paixão pela missão.        

            Olhando pra Jesus, isso também não foi diferente diante de sua equipe.     Em todo momento lá estava o mestre, cobrando uma  pró atividade da sua equipe, mas sempre mostrando a eles, as  recompensas que iriam desfrutar principalmente pelo propósito e grandeza dos frutos, que será por toda eternidade.


“E disse Pedro: Eis que nós deixamos nossa casa e te seguimos. Respondeu-lhes Jesus:
Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus, que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna.” Lc 18.29-30

Conclusão:

             É compreendendo todo esse processo de desenvolvimento com os 12 discípulos de Jesus, e reconhecendo-os como a mais bem sucedida equipe de toda história, que também podemos ser motivados e capacitados nesse propósito: Aprendendo identificar , recrutar, capacitar, motivar, avaliar, recompensar e responsabilizar nossas equipes ministeriais a serviço do Reino, segundo o coração de Deus.

            Que o Senhor nos ajude e nos inspire nessa desafiadora e fundamental tarefa de trabalhar e desenvolver equipes segundo o coração de Deus, hoje e sempre!

Pr Marcelo Ciaca é casado com Rose Ciaca, tem 02 filhos Karen (20) e Mateus (13). É Pastor na IB Central em Ibipora (06), Coordenador da Associação Norte,Profissional na área de Marketing,bacharel em Teologia pela FTSA, em geografia e Historia pela USC e mestre em Liderança e Adm pela FTSA.marcelociaca@hotmail.com   http://www.ibci.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário